Saltar para o conteúdo

O Que É Viroc?

O Viroc é um painel compósito constituído por uma mistura de partículas de madeira e cimento.
Combina a flexibilidade da madeira com a resistência e durabilidade do cimento, permitindo uma vasta gama de aplicações tanto no interior como no exterior.
A aparência do Viroc não é homogénea, sendo uma característica natural do produto.
Ao ser calibrado/ lixado apresenta partículas de madeira visíveis na superfície do painel.

viroc

 

Aplicações:
Fachadas:

O painel Viroc pode ser aplicado em exteriores, nomeadamente em fachada ventilada, a solução ideal para revestimentos exteriores, pelas suas indiscutíveis vantagens de isolamento térmico.
A espessura mínima do painel para aplicação em fachadas é de 12mm.
É recomendado proteger o painel através da aplicação de tinta ou verniz.

viroc fachadas

Paredes:
O painel Viroc é igualmente adequado na construção de paredes divisórias.
Quando aplicado em exteriores devem ser respeitadas as mesmas regras do sistema para fachadas ventiladas.
Esta aplicação é valorizada pelas características do painel no que respeita ao seu aspecto visual, resistência mecânica, isolamento sonoro, resistência à acção do fogo e durabilidade.

É uma escolha preferencial em divisões de quartos de hotel ou salas de cinemas, onde a resistência acústica a sons aéreos e resistência ao fogo são os critérios que definem o espaço a compartimentar. Os recintos húmidos interiores são também áreas ideais para a utilização do painel Viroc devido à sua resistência à humidade, como a aplicação em complexos de piscinas, balneários e instalações sanitárias.

O painel Viroc pode ainda ser utilizado como revestimento e acabamento de paredes existentes, tanto interiores como exteriores.
A espessura mínima dos painéis Viroc utilizados em paredes interiores em zonas secas é de 10 mm e de 12mm para aplicações em zonas húmidas interiores ou exteriores.
Em zonas húmidas é recomendado aplicar tinta ou verniz.

viroc parede

Pavimentos:
A construção de pavimentos estruturais ou revestimento de pavimentos é outra das possibilidades de aplicação dos painéis Viroc.
É muito utilizado em remodelações de edifícios antigos, na substituição do tradicional soalho de madeira, que se degrada com a presença da água nas zonas das instalações sanitárias, cozinhas e nas zonas de ligação às paredes de fachada.

Pode ser utilizado como revestimento e acabamento de pavimentos existentes.
A espessura mínima dos painéis utilizados em pavimentos estruturais é de 19 mm.
Quando utilizados como revestimento, sem uma função estrutural e assente sobre uma superfície existente, a espessura recomendada é de 12mm.

Quando aplicado em pavimentos, deverá ter-se em atenção as cargas a que o painel Viroc irá estar sujeito, uma vez que a sua resistência depende da espessura do painel e do afastamento entre vigas de suporte.
É recomendado aplicar tinta ou verniz adequados para pavimentos com uma boa resistência ao desgaste.

viroc pavimento

Tetos:
O painel Viroc é igualmente utilizado em tectos falsos tanto interiores como exteriores, pela sua estética e durabilidade.

Na aplicação de tectos falsos, devem ser previstas juntas abertas entre painéis, tanto em interiores como em exteriores.
A espessura mínima dos painéis Viroc utilizados em tectos interiores de zonas secas é de 10 mm e de 12mm em zonas húmidas, sejam estas interiores ou exteriores.
Em zonas húmidas é recomendado aplicar tinta ou verniz.

É também adequado para suportar revestimentos de coberturas, devido à sua resistência mecânica, índice de isolamento a sons aéreos, resistência térmica e resistência à humidade.
É necessário ter em consideração as cargas a que o painel Viroc irá estar sujeito, tal como quando é aplicado em pavimentos.
A espessura mínima dos painéis Viroc utilizados em coberturas é de 16 mm.

viroc teto

Cofragem Perdida:
O painel Viroc, pela sua resistência e durabilidade, é um produto com excelente desempenho na aplicação em cofragem perdida. De forma a minimizar os desperdícios, o painel deve ser cortado transversalmente à sua maior dimensão, formando painéis com um comprimento de 1250 mm pela largura pretendida.

A largura dos painéis de cofragem perdida é determinada pelo afastamento entre vigas, sejam estas metálicas ou de betão armado, acrescido de 5 cm para cada lado, dimensão mínima de apoio sobre as vigas. 

Design de Interiores:
Pela sua reconhecida versatilidade, o painel Viroc é igualmente utilizado em mobiliário, escadas, divisórias, portas, bancadas e outros elementos decorativos e de detalhe na arquitectura.
As possibilidades são inúmeras.

viroc interiores

Vantagens:
Não Tóxico
Não contém compostos voláteis perigosos e é isento de sílica, asbestos (amiantos) e formaldeído.
Isolante Acústico
Devido ao seu peso elevado, Viroc possui boas características de isolamento sonoro.
O índice de isolamento sonoro varia conforme a espessura do painel, tendo uma resistência a sons aéreos de 31 ou 37 dB consoante se trate de espessuras de 8 ou 22mm respectivamente.
Resistente a Cargas
O painel possui resistência mecânica à flexão que possibilita a sua utilização como elemento estrutural resistente. É por isso utilizado em pavimentos e como suporte de coberturas.
A tensão característica de ruptura à flexão é de 10.5 N/mm2 com um módulo de elasticidade de 6000 N/mm2.
Fácil Instalação
Pode ser cortado, furado e lixado. As ferramentas e os sistemas de fixação utilizados no painel Viroc são idênticos aos utilizados na madeira.
Resistente ao Fogo
Evita a propagação do fogo. De acordo com o ensaio de ignitabilidade realizado, está classificado como B-s1, d0, segundo a norma EN 13501.
Resistente a Insectos
Não se degrada com a acção de organismos vivos como fungos, térmitas, ou qualquer tipo de insectos.
Isolante Térmico
Possui boas características de resistência térmica, o que significa que funciona como um isolamento tanto nas temperaturas frias como nas temperaturas quentes.
Hidrófugo
Sob a acção da água não delamina.
Sendo impermeável à água é um material que é simultaneamente permeável ao vapor de água.
Acabamentos:

É recomendada a utilização de equipamento adequado para a movimentação mecânica dos painéis Viroc ou, nessa impossibilidade, devem ser utilizadas ferramentas manuais de apoio ao manuseamento.
Utilizar sempre equipamento de protecção individual como luvas e botas.
Quando os painéis Viroc são movimentados manualmente, devem ser transportados numa posição vertical.

Durante a maquinação dos painéis Viroc, são libertadas poeiras que não constituem risco para a saúde mas podem causar irritações na vista e no sistema respiratório.
Utilizar equipamento de protecção individual como óculos de proteção, máscara respiratória e tampões auditivos.
Sempre que possível utilizar equipamento de trabalho com aspiração de poeiras.

Os resíduos e excedentes de placas deverão ser depositados em locais próprios e autorizados para o efeito. Este produto não é biodegradável - código 101311 da Lista Europeia de Resíduos (Código LER)
Para garantir as condições de aplicação, o painel deverá adaptar-se à humidade ambiente do local de aplicação, 48 horas (mínimo) antes de ser manuseado e colocado.

As juntas entre painéis devem ser sempre assumidas, com uma abertura mínima de 5 mm podendo ser ou não preenchidas.
No caso de serem preenchidas, deve ser utilizado um mástique elastómero de 1ª categoria de poliuretano, polímero MS ou híbrido. Para melhorar a aderência do mastique deverá ser aplicado um primário sobre o painel.

Consulte os links em baixo e descubra tudo sobre Viroc:
Catálogo
Dossier Técnico
Dossier Técnico de Aplicação
Ficha Técnica
Declaração de Desempenho