O Aglomerado de Cortiça Expandida, internacionalmente denominado “INSULATION CORK BOARD” ou ICB, é um produto de origem vegetal que provém da FALCA, que é um tipo de cortiça muito específico. Esta cortiça é proveniente das operações de poda e limpeza dos sobreiros. Após a extração da FALCA, procede-se à sua trituração, para separação do entrecasco e posterior granulação. Os grânulos de FALCA são colocados em autoclaves e expandidos, por ação do vapor de água.
Uma vez que os grãos encontram-se confinados ao espaço do autoclave e não tendo por onde expandir, os mesmos transformam-se num bloco de grãos aglutinados, por meio da resina libertada.
Uma vez estabilizados, os blocos de Aglomerado de Cortiça Expandida, são serrados nas diferentes espessuras e embalados, com vista à sua colocação nos diferentes mercados.
O Aglomerado de Cortiça Expandida, apresenta-se como um produto 100% renovável, que proporciona uma economia energética, com o correspondente incremento no conforto, proporcionado por um isolamento natural e sustentado que não compromete as necessidades das gerações futuras.
Quais as Vantagens:
- Produto 100% natural
- Muito baixa energia incorporada
- Carbono Negativo
- Isolamento Térmico, Acústico e Antivibrático em simultâneo
- Elevada estabilidade dimensional
- Suporta temperaturas entre -180 C e +120 C
- Durabilidade praticamente ilimitada, mantendo características técnicas
- Promove o atraso térmico
- Qualidade do ar interior A+
- Permeável ao vapor de água
- Resistente à compressão (boas propriedades mecânicas)
- Em caso de incêndio não liberta gases tóxicos
- Não reage a agentes químicos
- Não atacável por roedores
- 100% Reciclável e Reutilizável noutras aplicações
Durabilidade e Reciclagem:
Foi estudado um caso de reciclagem do Aglomerado de Cortiça Expandida. Uma câmara frigorífica construída em Matosinhos em 1964 e demolida em 2009 por questões imobiliárias permitiram reciclar e reutilizar todo o aglomerado de cortiça expandida evitando o envio para aterro de mais de 120 camiões de cortiça. [45 anos depois, após demolição, o aglomerado de cortiça expandida continuava a 100%]. Os testes realizados por um laboratório independente (LNEC) ao material obtido da demolição indicaram que a condutividade térmica é de 0,039 W/mk. Após demolição o material foi reciclado e reutilizado.
Comportamento Térmico do Aglomerado de Cortiça Expandida:
Comparando sistemas com o mesmo número de camadas e com a mesma espessura, observa-se que os atrasos térmicos maiores correspondem aos sistemas que têm difusividades térmicas menores no material que os diferencia.
Dos sistemas estudados constituídos por várias camadas, e em que o isolamento é aplicado pelo exterior, nota-se que o atraso térmico conseguido por soluções com apenas 60 mm de espessura de ICB é equivalente ao alcançado por sistemas com 100 mm de XPS/MW. No caso de o isolamento ser aplicado pelo interior, o atraso térmico de sistemas com 60 mm de espessura de ICB é apenas superado por sistemas com XPS/MW que apresentam 80 mm de espessura. (fonte ITeCons).
A Inércia Térmica pode ser definida de um modo simples como a capacidade de um material armazenar o calor e de o restituir pouco a pouco. Permite garantir o conforto, de Verão evita o sobreaquecimento e de Inverno mantem o aquecimento no interior.
A Inércia Térmica envolve dois fenómenos: Atraso Térmico (ou desfasamento) e Redução da Amplitude Térmica.
O atraso térmico das soluções indica-nos a diferença de tempo entre uma variação de temperatura numa das superfícies do sistema construtivo e a manifestação dessa variação na face oposta, quando o sistema é sujeito a um regime variável de transmissão de calor. Soluções com um atraso térmico mais elevado contribuem para a melhoria do comportamento térmico dos edifícios, visto que retardam a perda ou ganho de calor através da envolvente.
Mais espessura, maior atraso térmico.
O aumento de isolamento térmico origina a diminuição do coeficiente de transmissão térmica e o aumento do atraso térmico.
Mais Valias
Isolamento Térmico
Capacidade do material reter a passagem do calor/frio. O Aglomerado de Cortiça Expandida apresenta a característica de baixa de condutibilidade térmica aliada a uma libertação lenta e progressiva desse calor/frio para o interior/exterior de uma habitação (elevada inercia térmica). Logo: Isolamento mais eficaz.
Isolamento Antivibrático
A capacidade de um material quando sujeito a cargas ter uma tendência natural de recuperação (resiliência) ajuda no evitar da propagação de vibrações produzidas sobre uma determinada superfície de se transmitirem ao espaço contiguo. O Aglomerado de Cortiça Expandida apresenta uma recuperação para a espessura original de cerca de 98% o que permite a aplicação nessas situações.
Isolamento Acústico
Capacidade de um material absorver as ondas sonoras transformando as em energia e libertando apenas um remanescente. Essa diferença entre a capacidade de absorção e o valor inicial do ruido, traduz-se num isolamento acústico. O Aglomerado de Cortiça Expandida pode ser usado como material destinado à correcção acústica de ambientes (absorção acústica) e quando enquadrado numa solução construtiva, num índice de isolamento acústico importante.
Correcção Acústica de um Ambiente
O Aglomerado de Cortiça Expandida é indicado para tratamento acústico de um determinado ambiente, reduzindo o seu nível sonoro, por efeito de absorção e para tratamento acústico de salas de espectáculo, concertos, reuniões ou outras, em que se pretenda redução do seu tempo de reverberação.
Isolamento Acústico à Transmissão de Ruídos Aéreos
Normalmente o revestimento do tecto de uma sala com Aglomerado de Cortiça Expandido, é suficiente para melhorar extraordinariamente as suas condições acústicas. Quando se trata de salas com fins específicos em que se pretenda um tempo de reverberação determinado, será necessário procurar a conjugação com materiais absorventes de baixas frequências, pois que não se encontram materiais simples capazes de absorverem, simultaneamente, altas e baixas frequências.
Isolamento de Ruídos de Percussão
Para redução do nível sonoro de ruídos de percussão devidos a impactos nas lajes, resultantes de movimento de pessoas, sobretudo de crianças, de arrastar de móveis ou queda de objectos, transmitidos ao piso imediatamente inferior, que se constituem como um verdadeiro flagelo da construção aligeirada, será necessária a interposição de um elemento elástico entre o revestimento do piso e a laje, que será o Aglomerado de Cortiça Expandida.
O sistema toma a designação de pavimento flutuante pois que a betonilha armada que constituirá o piso propriamente dito, estará perfeitamente independente da laje ou das paredes, ficando como que "flutuando" sobre uma camada de Aglomerado de Cortiça Expandida.